fbpx

7 Dicas Para WordPress Bloggers

Antes de dar estas dicas valiosas para vocês eu quero fazer aqui uma pequena nota muitooo importante. Não basta escrever e fazer post no WordPress para ranquear bem (sim ouviu bem) – É preciso ter atenção a alguns detalhes e definições específicas dentro da plataforma.

Por vezes chegam a mim algumas pessoas dizendo que escrevem conteúdo com qualidade e consistência no entanto não estão tendo resultados, quando vou analisar o sites deles eu entendo o porquê.

As dicas que eu vou dar aqui para vocês são simples de se fazer e vão otimizar o seu site wordpress.

1 – Permalinks

Em Português os chamados links permanentes. Infelizmente ao instalar o wordpress no seu site essa definição não vem bem configurada, é importante que o link dos seus posts ou das suas páginas tenham o nome dos títulos.

Convém configurar logo no início na criação do seu website, se já tiver muitos posts escritos e alterar essa definição depois é muito provável que perca o ranqueamento dos seus artigos e prejudique o seu SEO

Pode verificar o que eu estou a falar vendo a imagem em baixo, mas basicamente só tem de fazer Log In no seu WordPress, clicar em “Configurações” e em Seguida “Links Permanentes” e depois escolher a opção “Nome do Post

2- Escolha o Theme Correcto Para o Seu Blog

A escolha do tema no wordpress é bastante importante, existem várias opções gratuitas ou pagas e cada uma tem características específicas.

Vou dar um exemplo para você: Se você pretende montar um website para sua imobiliária o ideal seria procurar um theme específico para essa função; Se quer montar um Blog simples sem grande personalização o ideal é escolher um tema leve para carregar mais rápido.

Lembre-se, você pode sempre instalar editores de páginas como o Elementor ou Divi, no entanto se esse for o seu objectivo convém escolher um tema que funciona bem com esses plugins.

3- Teste a velocidade do seu Site

Muitas pessoas não sabem disto, mas a velocidade do seu website pode prejudicar ou alavancar o SEO do seu blog. Um website rápido influencia em muito a posição dos seus posts no motor de pesquisa google, por uma simples razão: Ninguém gosta de um website lento que demora a carregar e muitos visitantes desistem mesmo e saem antes de abrir quando isso acontece.

Como pode ver no gráfico em baixo quando mais demorado for o carregamento da página mais probabilidades temos de um usuário sair antes de carregar

A boa noticia é que você pode testar o seu website, mesmo de graça, e imagine como? – Com uma ferramenta do google chamada pagespeed insights, lá você vai obter o resultado e ainda indicações de como melhorar a velocidade do mesmo.

4- Arrume a sua barra lateral (SideBar)

Por definição a barra lateral (muitas vezes vista na página de artigos do seu blog) vem toda desarrumada e com informação que não interessa a ninguém: ex: Tags, Categorias.

Quando você colocar anúncios no seu site, ter menos widgets no teu sidebar vai permitir ganhar mais mais dinheiro com isso e o seu site vai parecer mais profissional

5 – Usa imagens a seu Favor

Eu comecei a escrever este blog dizendo que não basta escrever conteúdo de qualidade e é muito verdade. As imagens são peças fundamentais para os seus Posts. (não é só a escrita que interessa)

Com imagem você consegue explicar muito melhor o que está escrevendo, vejam o exemplo deste post, eu coloquei algumas imagens para ajudar você a explicar o que eu estou para aqui a falar.

É preferível que coloque imagens que são suas, em vez de imagens que já estão replicadas imensas vezes aqui na internet, não quero me aprofundar aqui muito sobre este assunto, mas basicamente você também tem a possibilidade de ranquear as suas imagens no google e ganhar umas views extras.

Agora, eu tenho de fazer aqui uma chamada de atenção… as imagens são pesadas!

Você precisa de ser certeiro nas imagens que escolhe e não colocar tantas assim se não a experiência de quem consome o conteúdo piora bastante, tanto pelo peso das imagens como pela confusão que isso gera.

6- Otimiza seu Blog para Mobile

Uma dica simples que faz toda a diferença mas nem todo mundo tem atenção a isso. Quando você esta a escolher a Theme para seu site wordpress, tenha a certeza que ela é responsiva para versão Computador, Mobile e também Tablet. Hoje em dia a maior parte das pessoas que acessa a internet usa o smartphone por ser mais prático, na verdade, as crianças hoje em dia aprendem primeiro a usar um smartphone e só depois é que aprendem a usar o laptop, por isso, ter um tema wordpress responsivo é fundamental.

Por vezes vejo sites (do século passado) que simplesmente não funcionam na versão mobile, e isso é o equivalente a colocar metade dos clientes para fora no mundo offline (quem faria isso ne?)

7- Faça BackUp do seu Blog

Esta é outra dica básica mas que nem todos se lembram, é importante ter um sistema de backup pronto no seu site. Sim, alguns hosts fazem isso para você no entanto segurança a mais não prejudica ne?

Veja as opções de plugins gratuitos e pagos para ver qual dos existentes se aplica melhor a sua situação

Conclusão:

Se o seu conteúdo é de qualidade tem consistência e quantidade também você tem 90% de certezas que o resultado é garantido. No entanto os outros 10% estão aqui nestas dicas.

Se precisar de ajuda para construir seu Website ou gerenciar as suas redes sociais fale connosco

PS: Veja aqui este artigo sobre como “Trabalhar em Portugal com a Hotmart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *