fbpx

Como Fazer Publicidade no Facebook

Antes de começar a falar do Facebook e de publicidade eu gostava de te apresentar umas estatísticas sobre a Internet que penso que são interessantes para ti que estás a pensar anunciar no Facebook.

  • 4 Mil Milhões (4 Biliões) de usuários na Internet no mundo inteiro.
  • 3 Mil Milhões (3 Biliões) de usuários ativos nas Redes Sociais
  • 2 Mil Milhões (2 Biliões) de usuários ativos no Facebook
  • 1 Mil Milhões (1 Bilião) de usuários ativos no Instagram

Estes são números impressionantes e continuam cada vez mais a aumentar, neste momento apenas 54% da população tem acesso a Internet.

Com o numero de utilizadores a aumentar ano após ano na Internet e nas redes sociais é natural que cada vez mais empresas estejam presentes para anunciar os seus produtos e serviços.

Antes de começar a anunciar é preciso criar um perfil no Facebook.

Criar um perfil no Facebook

Muita gente confunde um perfil pessoal com a página de facebook.

Um perfil pessoal como o nome indica serve apenas se conectar com os amigos e familiares, não é corporativo e é mais limitado.

Uma página de Facebook (muitas vezes chamado de Fan Page) serve para negócios, marcas, organizações ou figuras públicas.

Para criar uma página já tem de ter um perfil pessoal se ainda não tem basta ir a facebook.com e adicionar seu nome, telefone ou email, palavra passe, data de nascimento e género, como pode verificar aqui na imagem em baixo:

Vai receber um email de acesso a sua conta e a partir daí poderá adicionar a sua foto principal, uma capa e começar a partilhar o que você quiser com os seus amigos.

Esse é o primeiro passo para quem quer começar a anunciar, em seguida vamos criar uma página profissional da sua empresa.

Criar uma página de Facebook:

Após o seu perfil criado, vamos criar uma pagina para a sua empresa, para isso basta você ir a https://www.facebook.com/pages/creation/ e escolher se a sua página é sobre um negócio ou sobre uma figura publica.

Logo aí pode escolher o nome da página e a sua categoria, convém que o nome da página seja o nome da empresa ou então algo relacionado com o nicho do seu negócio.

Terá de adicionar também o endereço e número de telefone do seu negócio (no entanto pode escolher se essa informação será publica ou não)

A partir daí é so adicionar fotos e informações relevantes sobre o seu negócio, lembre-se que a sua marcar tem de conter uma identidade única, adicione seu logótipo e fotos do staff, bem como o horário e preços se achar necessário.

Após a pagina estar criada você pode (e deve) começar a partilhar conteúdo no seu mural.

Logo aí aparecerá um botão para publicitar os seus post para que cheguem a um maior numero de pessoas.

Promover Publicação

O Facebook é uma empresa, e como todas as empresas, elas são feitas para vender algo e gerar lucro, o Facebook não é diferente.

Por isso que logo que cria uma página, o facebook apresenta a opção “Promover Publicação”

Este é um método fácil de divulgação, a pessoa só tem de carregar em meia dúzia de botões e começa logo a divulgar a sua marca. Por ser um método tão simples muita gente faz dessa forma e esse é provavelmente o primeiro erro do empreendedor a fazer publicidade no facebook.

Agora, não me interpretem mal, promover a publicação é melhor que nada e às vezes até pode apresentar resultados dessa forma, no entanto não é o mais recomendado.

Pode ver na imagem em baixo do que eu estou a falar:

Pode testar dessa forma se você pretende gastar apenas 5€ ou 10€ mas se quiser promover seu negócio de forma séria e com resultados você tem de criar uma conta de anunciante.

Para anunciar no Facebook Business convém você ter alguma experiência ou então contratar um profissional qualificado.

Facebook Business

O facebook business foi criado para pessoas que querem anunciar as suas empresas ou agências de marketing digital.

Para criar uma conta lá precisa de ir a https://business.facebook.com/ e criar a sua conta, ele vai pedir o acesso ao seu perfil mas como já criou anteriormente é só fazer login na sua conta.

Depois de Criada a sua Conta você precisa de criar também a conta de anúncios e interligar essa conta de anúncios com a página que criou anteriormente.

Criar Anúncios

Para criar anúncios no Facebook Business convém você ter algum conhecimento prévio. Eu recomendo a fazer um curso no Udemy sobre o assunto (sério vale mesmo a pena)

Isto porque a plataforma é bastante técnica, você terá de fazer uma boa selecção do publico alvo, criar audiências customizadas, utilizar ferramentas como o look-a-like, os formatos dos anúncios devem ter dimensões personalizadas em cada local onde aparecem etc..

Posto isto, tem de ter em consideração pelo menos o básico. Um anuncio tem 3 níveis de profundidade e vou falar com um pouco mais de detalhe sobre cada um deles no paragrafo em baixo:

Os Níveis dos Anúncios:

Primeiro Nivel:

Escolha o seu objectivo da campanha, ele está dividido em 3 grandes grupos que acabam por representar um funil de vendas.

Para o grupo de divulgação, você utiliza as campanhas para chegar ao maior numero possível de pessoas e deverá ser utilizado para ter um alcance grande.

Para o grupo da consideração você utiliza as campanhas para o engajamento dos seus fãs com o seu conteúdo ou a sua marca

Para o grupo da conversão (fundo do funil) você utiliza esses anúncios para sua audiência que já está quente e para comprar o seu Produto.

Segundo Nível:

No segundo nível pode escolher o seu publico alvo, o orçamento da sua campanha e onde divulgar o seu anuncio (ex: Instagram Story, Mural de Facebook, etc..)

Terceiro Nível:

Pode desenhar a identidade, formato e conteúdo do seu anuncio.

O sucesso de uma boa campanha depende muito dos testes das variáveis em ambos os níveis da sua campanha, só assim poderá analisar as combinações que resultam melhor para depois eliminar o que não resulta e escalar o que resultou.

Estratégia Ideal

A melhor estratégia é aquela que dá resultados! O que eu quero dizer com isso é que o que resulta comigo pode não resultar consigo e apenas os dados é que lhe podem dar respostas exactas.

Por isso que a melhor estratégia é testar sempre todas as variáveis possíveis.

No entanto há que ter uma coisa em conta…

A publicidade no facebook tem de fazer parte da estratégia de marketing global da sua empresa e ela resulta muito bem em conjunto com email marketing.

O que eu recomendaria era fazer uma campanha para cada nível de funil. Não adianta tentar vender a primeira para um lead que ainda está frio.

Primeiramente tem de criar um anuncio para uma audiência bem abrangente e oferecer uma isca, algo gratuito de valor para o seu cliente ideal e em troca pedir o email dele através de uma pagina de captura.

Só depois disso é que deve fazer campanhas de remarketing para tentar vender aquelas pessoas que a partida engajaram com a sua campanha anterior. Além disso pode começar com ofertas através dos emails.

Conclusão:

A primeira vista fazer publicidade através do facebook ou do instagram parece fácil devido aqueles botões de impulsionar publicação existentes em ambas as plataformas. Rapidamente chegamos a conclusão que apenas carregar nesse botão não é suficiente e para termos uma campanha lucrativa precisamos de planear a nossa estratégia capturar emails, dar valor a nossa audiência e por sim gerar a venda. Tudo feito de uma forma coerente com a restante estratégia de marketing da empresa e respeitando a identidade da empresa.

Recomendo a utilização de uma empresa credenciada (como a nossa eheh) ou então de estudo aprofundado na plataforma Facebook Business.

Espero que este artigo te tenha ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *