fbpx

O Problema de Trabalhar Com a Hotmart em Portugal

Antes de começar a falar do problema em concreto de trabalhar com a Hotmart em Portugal temos de apresentar a Hotmart para quem não conhece ainda.

O que é a Hotmart?

Hotmart é uma plataforma de venda de produtos digitais, assim como existe o eBay ou a Amazon para venda de produtos físicos. A Hotmart vende apenas infoprodutos ou produtos digitais.

A Plataforma proporciona um ambiente seguro para quem quer comprar, produzir ou então se afiliar a um produto digital.

Criada em 2011 no Brasil, a empresa é uma referência mundial no marketing digital.

Como Ganhar Dinheiro Com a Hotmart?

Existem duas formas de você ganhar dinheiro através da hotmart:

A primeira forma é ser produtor:

Imagina você sabe muito sobre um tema em específico, por exemplo: Culinária ou Jardinagem. 

Com esse conhecimento você pode criar um e-book ou então vídeo aulas.  A plataforma permite que você aloje esse conhecimento no Site deles.

Através da plataforma você não precisa de criar um carrinho ou um website isso tudo já está incluído.

A Segunda forma é ser afiliado:

Imagina que você tem uma página de Instagram muito grande, com muitos seguidores ou então um blog com muitos visitantes. Através da hotmart você consegue se afiliar a um dos produtos já cadastrados no site, não precisa de criar um novo infoproduto desde a raiz.

O que Preciso Para ser Produtor?

Você não precisa muito para se tornar produtor, basta ter um conhecimento específico sobre determinado tema, isso é a maior vantagem de trabalhar através da Hotmart ou de outras plataformas de infoprodutos, eles facilitam muita coisa!

No entanto uma coisa é necessária: o gosto por educar e ensinar as outras pessoas, o seu produto tem de ajudar alguém e resolver um problema muito específico.

Eu recomendo a se tornar um produtor após ter vendido vários produtos como afiliado.

A parte mais difícil deste tipo de negócio é criar um audiência, após criada a audiência, você pode vender os produtos das outras pessoas como afiliado e testar para ver como funciona, em vez de estar a ter imenso trabalho a criar o produto e não ter nenhuma venda.

O que Preciso Para ser Afiliado? 

Ser Afiliado é ainda mais simples do que ser produtor,  afinal de contas você não precisa de escrever artigos ou gravar aulas numa primeira instância.

Para ter resultados eu recomendo que você crie uma comunidade através das redes sociais essa será a estratégia mais eficaz.  

Crie um grupo Facebook, uma página de Instagram, um blog na internet ou um canal do YouTube sobre um tema muito específico. Ajude as pessoas com recomendações de infoprodutos de outros produtores.

É Fácil Ter Resultados?

Vou ser sincero para você: Não é fácil ter resultados!  

Vê-se na Internet muitos Marketeiros a vender ilusões e a prometer coisas irrealistas.

Como tudo na vida existem alguns casos excepcionais de sucesso da noite para o dia, no entanto, isso não é norma e nem deve contar com essa sorte.

Trabalhar com infoprodutos é como trabalhar com outra coisa qualquer, é necessário muita dedicação, esforço e consistência.

Como eu disse anteriormente, o segredo está na criação de uma audiência e isto leva tempo. Sim existem pessoas que conseguem ter sucesso sem ter audiência, através de anúncios pagos na internet.  

No entanto não recomendo você invista em anúncios numa primeira fase, além disso, eles resultam melhor quando você já criou muito conteúdo.

Então Qual É o Problema de Trabalhar Com a Hotmart em Portugal?

Primeiramente a dimensão do mercado de português não tem nada a ver com a dimensão do mercado brasileiro.

Em Portugal somos apenas 10 milhões de habitantes enquanto que no Brasil tem mais de 209 milhões de habitantes, esse primeiro ponto é muito importante e você não pode esquecer.

Outra grande diferença é nível cultural, enquanto que a população brasileira se adapta melhor às novas tecnologias, a população portuguesa como é mais envelhecida, tem uma maior dificuldade na adaptação à mudança.

Além disso o Brasileiro por norma é mais consumista que o Português.

Todas essas diferenças prejudicam um pouco a venda de infoprodutos no mercado Português.

A maior Falha nas Plataformas de Infoprodutos em Portugal:

O maior problema para quem trabalha com as plataformas de infoprodutos Brasileiras em Portugal é que elas não permitem que afiliados Portugueses partilhem os produtos Brasileiros.

  • Como assim Bruno?

Então, se o produto for criado no Brasil e registado em Reais (Moeda Brasileira) você para se afiliar a esse produto precisa de uma conta bancária Brasileira, o que não é nada fácil de conseguir (acredite em mim).

Isso faz com que o mercado português fique muito mais limitado.

Por exemplo, neste artigo se eu quiser indicar um produto Brasileiro sobre Como Ganhar dinheiro com a Hotmart (que seria bastante pertinente neste caso) Não poderia!

Iisso além de prejudicar os afiliados portugueses prejudica também os Produtores Brasileiros.

…mas bruno, eu sou Português, posso criar um produto e vender para Brasileiros e Portugueses?

Pode sim, mass… Se a sua audiência for maioritariamente Brasileira você vai ter algumas dificuldades porque eles somente podem pagar com o cartão.

No Brasil se usa muito o “Boleto” que equivale a nossa “Referência por Multibanco”, e esse método de pagamento não será aceite no Brasil se o produtor for estrangeiro. 

Além disso existe uma obrigatoriedade de os Brasileiros terem de preencher o CPF (NIF em Portugal) no momento do checkout, o que faz diminuir as conversões.

Conclusão:

Sim, o mercado de produtos digitais é incrível, as oportunidades estão aí e apenas está a começar agora em Portugal mas ainda existe algumas coisas a melhorar nas Plataformas.

O artigo foi sobre a Hotmart (porque é a referência do mercado) mas também serve para a Monetizze e Eduzz.

Portugal tem menos população, mas a possibilidade de se afiliar a produtos Brasileiros seria mais vantajoso para os profissionais dos dois países.

Espero te ver nos próximos artigos…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *