fbpx

O Problema de Trabalhar Com a Hotmart em Portugal

Antes de começar a falar do problema em concreto de trabalhar com a Hotmart em Portugal temos de apresentar a Hotmart para quem não conhece ainda.

O que é a Hotmart?

Hotmart é uma plataforma de venda de produtos digitais, assim como existe o eBay ou a Amazon para venda de produtos físicos. A Hotmart vende apenas infoprodutos ou produtos digitais.

A Plataforma proporciona um ambiente seguro para quem quer comprar, produzir ou então se afiliar a um produto digital.

Criada em 2011 no Brasil, a empresa é uma referência mundial no marketing digital.

Como Ganhar Dinheiro Com a Hotmart?

Existem duas formas de você ganhar dinheiro através da hotmart:

A primeira forma é ser produtor:

Imagina você sabe muito sobre um tema em específico, por exemplo: Culinária ou Jardinagem. 

Com esse conhecimento você pode criar um e-book ou então vídeo aulas.  A plataforma permite que você aloje esse conhecimento no Site deles.

Através da plataforma você não precisa de criar um carrinho ou um website isso tudo já está incluído.

A Segunda forma é ser afiliado:

Imagina que você tem uma página de Instagram muito grande, com muitos seguidores ou então um blog com muitos visitantes. Através da hotmart você consegue se afiliar a um dos produtos já cadastrados no site, não precisa de criar um novo infoproduto desde a raiz.

O que Preciso Para ser Produtor?

Você não precisa muito para se tornar produtor, basta ter um conhecimento específico sobre determinado tema, isso é a maior vantagem de trabalhar através da Hotmart ou de outras plataformas de infoprodutos, eles facilitam muita coisa!

No entanto uma coisa é necessária: o gosto por educar e ensinar as outras pessoas, o seu produto tem de ajudar alguém e resolver um problema muito específico.

Eu recomendo a se tornar um produtor após ter vendido vários produtos como afiliado.

A parte mais difícil deste tipo de negócio é criar um audiência, após criada a audiência, você pode vender os produtos das outras pessoas como afiliado e testar para ver como funciona, em vez de estar a ter imenso trabalho a criar o produto e não ter nenhuma venda.

O que Preciso Para ser Afiliado? 

Ser Afiliado é ainda mais simples do que ser produtor,  afinal de contas você não precisa de escrever artigos ou gravar aulas numa primeira instância.

Para ter resultados eu recomendo que você crie uma comunidade através das redes sociais essa será a estratégia mais eficaz.  

Crie um grupo Facebook, uma página de Instagram, um blog na internet ou um canal do YouTube sobre um tema muito específico. Ajude as pessoas com recomendações de infoprodutos de outros produtores.

É Fácil Ter Resultados?

Vou ser sincero para você: Não é fácil ter resultados!  

Vê-se na Internet muitos Marketeiros a vender ilusões e a prometer coisas irrealistas.

Como tudo na vida existem alguns casos excepcionais de sucesso da noite para o dia, no entanto, isso não é norma e nem deve contar com essa sorte.

Trabalhar com infoprodutos é como trabalhar com outra coisa qualquer, é necessário muita dedicação, esforço e consistência.

Como eu disse anteriormente, o segredo está na criação de uma audiência e isto leva tempo. Sim existem pessoas que conseguem ter sucesso sem ter audiência, através de anúncios pagos na internet.  

No entanto não recomendo você invista em anúncios numa primeira fase, além disso, eles resultam melhor quando você já criou muito conteúdo.

Então Qual É o Problema de Trabalhar Com a Hotmart em Portugal?

Primeiramente a dimensão do mercado de português não tem nada a ver com a dimensão do mercado brasileiro.

Em Portugal somos apenas 10 milhões de habitantes enquanto que no Brasil tem mais de 209 milhões de habitantes, esse primeiro ponto é muito importante e você não pode esquecer.

Outra grande diferença é nível cultural, enquanto que a população brasileira se adapta melhor às novas tecnologias, a população portuguesa como é mais envelhecida, tem uma maior dificuldade na adaptação à mudança.

Além disso o Brasileiro por norma é mais consumista que o Português.

Todas essas diferenças prejudicam um pouco a venda de infoprodutos no mercado Português.

A maior Falha nas Plataformas de Infoprodutos em Portugal:

O maior problema para quem trabalha com as plataformas de infoprodutos Brasileiras em Portugal é que elas não permitem que afiliados Portugueses partilhem os produtos Brasileiros.

  • Como assim Bruno?

Então, se o produto for criado no Brasil e registado em Reais (Moeda Brasileira) você para se afiliar a esse produto precisa de uma conta bancária Brasileira, o que não é nada fácil de conseguir (acredite em mim).

Isso faz com que o mercado português fique muito mais limitado.

Por exemplo, neste artigo se eu quiser indicar um produto Brasileiro sobre Como Ganhar dinheiro com a Hotmart (que seria bastante pertinente neste caso) Não poderia!

Iisso além de prejudicar os afiliados portugueses prejudica também os Produtores Brasileiros.

…mas bruno, eu sou Português, posso criar um produto e vender para Brasileiros e Portugueses?

Pode sim, mass… Se a sua audiência for maioritariamente Brasileira você vai ter algumas dificuldades porque eles somente podem pagar com o cartão.

No Brasil se usa muito o “Boleto” que equivale a nossa “Referência por Multibanco”, e esse método de pagamento não será aceite no Brasil se o produtor for estrangeiro. 

Além disso existe uma obrigatoriedade de os Brasileiros terem de preencher o CPF (NIF em Portugal) no momento do checkout, o que faz diminuir as conversões.

Conclusão:

Sim, o mercado de produtos digitais é incrível, as oportunidades estão aí e apenas está a começar agora em Portugal mas ainda existe algumas coisas a melhorar nas Plataformas.

O artigo foi sobre a Hotmart (porque é a referência do mercado) mas também serve para a Monetizze e Eduzz.

Portugal tem menos população, mas a possibilidade de se afiliar a produtos Brasileiros seria mais vantajoso para os profissionais dos dois países.

Espero te ver nos próximos artigos…


41 comentários em “O Problema de Trabalhar Com a Hotmart em Portugal”

  1. Isabel Domingues Secco

    Olá Bruno!

    Uma pergunta….se tiver CPF e conta no Brasil, consigo vender morando em Portugal?
    Obrigada

  2. Susana Pereira

    Olá.
    Sabe se existe uma plataforma semelhante que funcione em Portugal/Europa da mesma forma que a Hotmart?

  3. Boa Tarde ,
    Eu também acho e inclusive já sugeri isso ao suporte da monetizze e hotmart.
    Eu acho a plataforma da hotmart muito boa e concordo consigo deveriam liberar para os dois países , os próprios produtores brasileiros podiam exportar os seus produtos mais facilmente para portugal.
    Também acho que a própria Hotmart devia divulgar mais este produto em portugal, os portugueses desconhecem este tipo de plataformas e não sabem que podem ganhar dinheiro com seu conhecimento. O nosso mercado está muito pouco explorado e eu vejo isso como oportunidade futura.

    1. Patricia Cipriano

      Tive o mesmo problema, sou portuguesa e também estou inscrita na hotmart, cheia de esperança e vontade de explorar esse Mercado mas depois limitados, nao conseguimos avançar…é triste nao libertarem os produtos brasileiros para nos podermos afiliar .

  4. Tambem verifiquei essas questoes por si apresentadas, mas vi que posso tambem promover produtos aqui de Portugal e de Espanha e EUA.

  5. Marlene Filipa Nogueira

    Olá bom dia, sou de Portugal e gostaria realmente de trabalhar com Hotmart, já adquiri produtos e foi fácil, através da PayPal. Agora quero colocar meu produto à venda, será que também não me podem pagar do mesmo modo? Através da PayPal?

    1. Mais Views

      Podem, mas se for para o Brasil ele são obrigados a indicar o CPF e não conseguem pagar por boleto (o que faz reduzir a conversão)

  6. Olá! Quero produzir um curso online e coloca-lo na Hotmart. Mas estou com uma dúvida! O curso só poderá ser comprado por quem está em Portugal? As plataformas são diferentes dos dois países?

    1. Mais Views

      Se for brasileira e cria o produto em Reais o mesmo pode ser comprado em Portugal mas não pode ter afiliados Portugueses.

  7. JACKSON MARTINS DOS SANTOS

    Bruno sou brasileiro moro aqui em Portugal há 13 anos Gostaria de saber se caso eu quiser entrar no mercado posso entrar devidamente o teu CPF EA conta brasileira ok se quiser falar comigo exsad queria uma conta a gente podemos conversar o meu contacto é o 92 45 8829

  8. Felipe Dutra

    Verdade. Tudo em Portugal é menos evoluído. É um país lento, envelhecido e fechado, além de minúsculo.

    1. Mais Views

      Discordo, é um dos países com mais turismo do Mundo.
      Na verdade a complicação (neste caso) é do Brasil.
      Qualquer Brasileiro consegue abrir um conta em €€, os Portugueses não podem criar uma conta em Reais.
      Imagina o dinheiro que poderia estar a entrar no país e não está.

  9. RENATO CASTRO

    óptimo video, sou Brasileiro moro em Portugal e já trabalhava com as plataformas, só que realmente aqui vejo que a gama de produtores Portugueses são muito baixas devido esses factos comentados, sendo assim eu como afiliado quase não disponho de produtos ou serviços cá.

    1. Mais Views

      Verdade, penso que seja devido a burocracia Brasileira porque nenhuma plataforma de lá deixa sacar o dinheiro sem ter uma conta bancária Brasileira.

  10. Gostei muito do seu artigo, trabalho na hotmart no Brasil e vejo mais interesse dos portugueses por alguns produtos do que os brasileiros. Porem como você diz a conversão é menor.

  11. Pedro Correia correia

    Olá , estou embarcando na aventura e para começar , terminei meu Ebook hoje e ainda tenho de aprender todo o resto e fazer coisas que nunca fiz mas é optimo estar sempre aprender . obrigado e parabéns pelo canal e que já subscrevi

  12. Olá
    Estou a ter outro problema que não foi mencionado aqui. A Hotmart está a pedir-me conta bancaria brasileira e como sou português, torna-se um pouco difícil receber pagamentos/comissões. Há alguma forma, ou solução, para isto?

    1. Peço desculpa. Afinal já menciona em cima. O CPF é difícil de conseguir aqui em Portugal?
      Obrigado

  13. Ola
    Queria colocar uma questão.
    E possível fazer um curso em Portugal usando a plataforma hotmart.
    Obrigado

  14. Rute Costa

    Boas…estou a tentar afiliar, sou portuguesa e realmente todos os produtos pedem conta bancária brasileira… então qual a solução para revender esses produtos digitais? A única solução é abrir conta num banco brasileiro? E isso requer o CPF? Existe a possibilidade de se conseguir?

  15. Pedro Santos

    Oá Bruno,
    obrigado por esta explicação de forma tão clara.

    A questão é: Quais as melhores alternativas para quem quer ser afiliado de infoprodutos em Portugal?

    1. Mais Views

      Olá Pedro,

      Apesar de tudo ainda acho que é a melhor plataforma de infoprodutos aqui para Portugal.

      Cumprimentos

  16. Olá,
    Vivo em Portugal e vou partilhar muito resumidamente a minha experiência com a Hotmart. Comecei a minha jornada no marketing de afiliados em 2010, quando me apaixonei por SEO. Todas as vendas que fiz na Hotmart iniciei no blogger (blogspot), que funciona muito bem, posicionei um blog na primeira posição, tanto no Brasil como em Portugal, este blog tinha praticamente 3 mil visitas diárias orgânicas.

    O tráfego que obtive foi praticamente todo do Brasil, por várias razões. Estes são os valores de saque de vendas.

    Saque realizado em reais:
    R$ 101,45
    R$ 104,54
    R$ 200,45
    R$ 98,78
    R$ 637,66

    Valor acumulado em dólares:
    USD$ 11,16

    Até aqui tudo bem, não é? Mas agora vem a parte que me deixou na altura bastante triste. Todas as vendas feitas no Brasil em reais, não as conseguimos receber. Só conseguimos receber vendas feitas, por exemplo em dólares, isto quer dizer que tem de ser fora do Brasil. Consegui receber as comissões porque confiei num brasileiro, e fiz os saques para a conta Paypal dele. Depois emitia em recibo na minha conta de paypal, simulava que ele me tinha comprado um serviço e depois ele com um cartão visa internacional conseguia pagar. Como podem ler, foi uma dor de cabeça e fugi da hotmart.

    Actualmente a única solução dentro da hotmart, é procurarem produtos em que as vendas estão em euros ou dólares, mas não recomendo porque são poucos os produtos e de baixa qualidade. Qualquer produto em que as vendas não sejam em reais, é possível receber as comissões.

    Realmente é triste ser afiliado em Portugal, a única solução é o Adsense, mas é preciso escolher um nicho onde seja possível escrever muito, desenvolver um projecto onde seja possível indexar centenas e centenas de artigos. Também é possível, já estava a esquecer ser afiliado na amazon espanha, depois desenvolver projectos
    e enviar tráfego, não faz muito tempo em que amazon tem vindo a traduzir a plataforma para língua Portuguesa.

    Em Portugal não conheço nenhuma plataforma interessante. Eu todos os dias ao longo destes anos acompanho este mercado, tenho uma rotina diária onde acompanho alguns fóruns em inglês, youtube e alguns blogs, tudo sobre SEO, é o que mais gosto.
    Projectos em Português já faz algum tempo e muito que não faço, por estas razões. Se alguém tiver uma solução interessante, que partilhe.

    Cumprimentos

  17. Jú Cardoso

    Olá Bruno! Estou a fazer um curso na Hotmart sobre formulas de negócios online e por acaso tinha como uma das opções me afiliar á alguns produtos dentro da plataforma, mas pelos vistos a coisa não é tão simples como eu pensava.
    Obrigada pelas dicas.

  18. Rodrigo Freitas

    Olá Bruno, no caso eu sendo do Brasil, e criar um infoproduto para ter foco de venda em Portugal, e colocar a moeda em €, consigo trabalhar tranquilamente?
    Sabe se consigo trabalhar desta forma, e sacar os valores aqui no Brasil?

    1. Mais Views

      Penso que sim Rodrigo, mas não tenho a certeza.
      Talvez seja melhor entrar em contacto com o suporte.

      De qualquer forma pode criar o produto em Reais, o único senão é que não irá ter afiliados Portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *