fbpx

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Todo mundo sabe que o marketing é importante, no entanto poucos são aqueles que aplicam uma estratégia.

Os pequenos negócios são os que sofrem mais dessa carência, por norma o empresário de uma micro / pequena empresa sabe que é necessário mas negligencia essa parte. É compreensível na verdade, enquanto que nas grandes empresas os funcionários tem apenas uma função (ex: caixa, call center, repositor, administrativo, senhora da limpeza etc…) nas pequenas empresas não é assim. 

Por norma, as micros empresas abrem por causa de um talento especifico do empresário (ex: tenho jeito a cozinhar, vou abrir um restaurante) no entanto, além de cozinhar ele vai ter de fazer uma data de funções, investir muito dinheiro para abrir o seu espaço, e o marketing vai ficando para ultimo plano se houver verbas para isso.

Antes de falar em especifico do marketing digital para pequenas empresas acho que é bom primeiramente definir o que é o marketing digital.

O Que é o Marketing Digital?

O marketing é um conjunto de ações que uma organização, empresa ou pessoa executa com objectivo de atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade. O marketing digital é o mesmo que o marketing tradicional só que é efectuado no mundo online.

Quais as Vantagens de Utilizar o Marketing Digital?

O marketing digital tem algumas vantagens comparando com o marketing mais tradicional, entre elas estão:

Interactividade:

Numa campanha de marketing tradicional como um outdoor ou flyers a interactividade é quase nula, quem visualiza o anuncio não consegue dar um feedback, uma opinião, ou saber mais sobre a mesma.

No digital é o oposto. É mais fácil os clientes se engajarem com a empresa, tirarem duvidas ou questões, darem feedback e tudo isto escrevendo simplesmente com um smartphone.

Direção:

Utilizando o exemplo do outdoor e dos flyers vou então explicar aqui mais uma vantagem do marketing feito na Internet; ao contrário dos flyers, que são distribuídos para todo mundo, os anúncios na Internet tem uma direcção e é mais fácil atingir as pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Quando você faz um anuncio online, você pode escolher a quem ele se destina, por exemplo: Somente a jovens, somente a mulheres ou pessoas com determinado interesse em um assunto especifico.

No caso do marketing de conteúdo (como este artigo que está lendo aqui) ele também se direcciona a um determinado tipo de pessoa que tenha interesse neste assunto.

Essa direção é muito importante no marketing, não vale a pena vender gelo a um esquimó, mas se tiver no deserto esse gelo vale muito dinheiro, então essa direção faz com que o marketing digital, por norma seja muito mais rentável.

Dados Mensuráveis:

No mundo online a você consegue uma obtenção de dados inimagináveis comparando com o mundo offline, e os dados são tudo.

Com esses dados você consegue notar o que correu errado e fazer alterações para que a próxima campanha seja melhor.

Você consegue definir o seu ROI (Return of Investment) e o (CAC) Custo de aquisição dos clientes, métricas essas, que são fundamentais para o seu negócio.

Portanto, já definimos o que é o marketing digital, já explicamos algumas vantagens, agora vamos falar de como aplicar.

Como Aplicar o Marketing Digital em Pequenas Empresas?

Definir a Sua Persona

O conceito de publico alvo está um pouco ultrapassado no marketing digital. Nos dias de hoje você tem de definir que é a sua persona.

Ao contrario do publico alvo (que abrange muita gente) a persona é um cliente imaginário, uma pessoa fictícia que compraria de você.

Para definir a sua persona você tem de indicar como ela é em todos os aspectos como:

  • Nome da Pessoa
  • Nacionalidade
  • Idade
  • Quanto Ganha por mês
  • O que ela gosta de fazer
  • Quais os valores morais dela
  • O que gosta de assistir
  • Hoobies

Defina 3 Personas para o seu negocio. Este exercício é muito importante porque você passa a perceber que tipo de pessoas é que consumem o seu produto ou serviço e passa a direccionar o marketing para esse tipo de pessoas.

Website

Seu website é o cartão de visita digital da sua empresa. Sempre que alguém pesquisar pelo nome da sua marca no google é obrigatório que a sua empresa se apresente lá, através de um site é possível fazer marcações, saber o horário em que estão a funcionar, saber o endereço e até o contacto telefónico. No fundo é a primeira imagem que vão ter da sua empresa e por isso deve ser bem feito e bem arrumadinho.

Lembre-se, o website deve ser desenhado para o tipo de personas que você indicou no exercício anterior

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais também é obrigatório, e eu não me estou a referir apenas a criar o Facebook da sua empresa. Você precisa de criar conteúdo com consistência, não adianta criar seu perfil em todas as redes sociais e depois não colocar lá nada.

É preferível escolher apenas uma rede social e colocar lá conteúdo diariamente do que criar vários perfis e não colocar lá nada.

Se me perguntarem a mim, eu diria para você focar no Instagram, Tik Tok e Youtube, já que neste momento é as que estão a “bombar”.

Blog / SEO

Outra estratégia que você pode aplicar é criar conteúdo em formato de texto (mesmo do jeito que estamos a fazer aqui) e ranquear o seu Blog para aparecer nas pesquisas do Google. Desse jeito o tráfego no seu site aumenta e as suas vendas também.

Aqui tenho de fazer uma pequena chamada de atenção, ter um blog criar artigos e ranquear no google consume muito tempo e é um pouco técnico, você pode contratar uma empresa para fazer isso ou então então fazer sozinho, mas lembre-se que é um pouco mais complicado do que colocar fotos no Instagram

Tráfego Pago

Outra forma de você aplicar o marketing digital para sua pequena empresa é através de tráfego pago. Sim, aqui vai ter de definir um orçamento mensal para investir e talvez ponderar em contratar uma empresa (acredite que pode poupar dinheiro fazendo isso)

Você pode anunciar no Instagram, Facebook, Youtube ou mesmo no Google.

Bônus

Deixei aqui este para o fim porque nem todos se lembram deste pequeno pormenor e faz muita diferença, que é adicionar a sua empresa ao Google My Business. Adicionando sua empresa lá pode fazer você aparecer nos resultados de pesquisa, e ainda adiciona sua empresa ao Google Maps.

Para todos os que tem um negocio local eu recomendo mesmo que o façam.

Conclusão:

Aplicar o marketing digital em uma pequena empresa não é um luxo, é uma necessidade que pode fazer a diferença entre o sucesso da sua empresa e a falência.

Existem alguns métodos gratuitos e outros pagos, ambos resultam mas convém você se auxiliar quem está neste mercado a mais tempo.

Como tudo na vida, para ter resultados no marketing digital você precisa de consistência e analisar os dados para repetir o que está funcionando e descartar o que não funcionou

Desejo a você excelentes negócios.

PS: Veja aqui estas dicas para quem está começando um Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *